Defesa de tese de doutorado de Eldamária Wolfgramm

Nos próximos dias, o NGHM vai ganhar o primeiro doutor formado dentro das estruturas do laboratório, e ao mesmo tempo perderá uma pessoa muito especial para todos no grupo, já que Elda estará deixando o lab nesse dia, após vários anos de dedicação a esse humilde cantinho onde se faz ciência.

Eu só posso contar a história a partir do final de 2006. Prestes a deixar a biologia por não me interessar por nenhum campo de estudo, comecei a cursar a disciplina de Genética com o Prof. Iúri Louro. Enfim algo me despertou a curiosidade e pedi a ele um estágio. Após me dizer que só aceitava aluno que tirasse 10 na prova, ele disse o que muitos outros ouviam e viriam a ouvir: “Procure a Elda e converse com ela”. Dias depois, ele me enviou um email explicando que a Elda deixaria o laboratório para cursar mestrado no Rio, e que eu poderia assumir o projeto dela de Câncer de Mama.

Já no início de 2007, tive um rápido período para que ela me ensinasse tudo… extração de DNA a partir de tecido em parafina, PCR, gel… aprendemos juntos o complicado DGGE… e terminaria ali a passagem de Elda pelo NGHM. Porém, as coisas não deram tão certo no Rio e ela voltaria. Nos tornamos mais tarde colegas de doutorado.

Durante esses anos, Elda sempre foi uma líder no laboratório, zelando pela organização, gerenciando seu funcionamento e ensinando aos novatos todo seu conhecimento técnico. Foi a representante do Dr. Iúri, a pessoa a quem se procurar no lab.

A partir do dia 4 de fevereiro, conheceremos o NGHM sem Elda. Espero que seus exemplos se perpetuem e que se diga “nos tempos em que a Elda estava aqui” sempre que se lembrar dos momentos bons da história do laboratório.

Toda sorte do mundo na nova etapa que virá, seja ela qual for. Torcemos para que seja como professora de genética na UFES e, assim, membro permanente da equipe do NGHM.

Eldamária Wolfgramm defenderá sua tese de doutorado no dia 4 de fevereiro de 2013, as 14h30 no auditório da Biotecnologia, no campus da UFES em Maruípe.

Tema: “Biomarcadores no câncer de mama e ovário: uma correlação entre alterações genéticas e aspectos histopatológicos”.

Membros da Banca:
Dr. Iuri Drumond Louro – Orientador UFES/RENORBIO
Drª Flavia de Paula – Examinador Interno UFES/RENORBIO
Dr. Francisco de Paula Careta – Examinador Externo UFES
Drª Greiciane G. Paneto – Examinador Externo UFES
Drª Melissa de Freitas Cordeiro-Silva – Examinador Externo UNISALES

4 respostas em “Defesa de tese de doutorado de Eldamária Wolfgramm

  1. Vitor, você começa a história em 2006…Eu resolvi contá-la desde o começo. lembro de uma Elda, quase menina, que nas aulas de genética já mostrava o seu interesse por esse mundo!! Menina, que não deixou de ser,,,apesar dos inúmeros aniversários comemorados pelo Márcio e todos nós!! Enfim, uma Elda muito inteligente, com a serenidade que somente aqueles seguros de suas decisões e de seu comprometimento conseguem expressar. Uma Elda cantora, que embala o corredor nas manhãs, bem cedinho! como gosta de cantar essa garota!! Uma Elda que trabalha com afinco, que passou horas a fio nos laboratórios do NGHM em meio aos experimentos e acolhendo a todos os novos alunos.
    Uma Elda, carinhosa e respeitosa com todos, independente, da posição que a pessoa ocupa no NGHM, Um Elda, que nunca se dirigiu de forma ríspida ou grosseira a ninguém, por maior que fosse o problema. Uma Elda sempre com um sorriso no rosto, um “por favor” e um “muito obrigada”, em seus lábios! E aquela piscadinha de satisfação, muitos não notam, mas Elda pisca quando fica alegre! Eu não aceito me despedir de Elda, ela já tem patrimônio,..Para mim, ela será eternamente a menina, que vi em minhas aulas e que, calmamente, serenamente, ocupou os nossos corações e construiu uma trajetória de sucesso! Parabéns, Eldinha!! Ninguém merece mais do que você! Um grande abraço da amiga, Docarmo.

  2. Muito obrigada Vitor e muito obrigada Do Carmo pelas lindas histórias! É um privilégio e uma honra para mim Do CArmo ouvir (melhor, ler) palavras tão bonitas expressas por uma Profa tão querida como você!! E sim…fiquei super emocionada com as palavras de vocês. Se já comecei a chorar no relato do Vitor, com o da Do CArmo não consigo nem ler mais nada!!!
    Mas enfim, muito obrigada a todos por esses anos de NGHM! Vocês estarão guardados para sempre em meu coração!!!

Deixe uma resposta

