60 anos da dupla hélice

A molécula mais famosa do mundo “completa hoje” 60 anos. No dia 25 de abril de 1953, era publicada na Nature uma pequena carta de Watson e Crick, em que eles sugeriam “uma nova estrutura para o sal do ácido desoxirribonucleico”. A tal estrutura era de uma molécula composta por 2 fitas que se espiralavam entre si, e que iriam girar o mundo da biologia para sempre.

O DNA é um código que contém toda a informação (em forma de genes) para criar e gerenciar uma vida. Um código de 3 bilhões de unidades de comprimento (em humanos) que começou a ser quebrado em 1990 com o Projeto Genoma, o primeiro grande projeto científico de colaboração multinacional que custaria o equivalente a 6 missões espaciais, e que na época (só 23 anos atrás) era considerado surreal, como “sugerir a um balonista da era vitoriana que tentássemos colocar um homem na lua”, segundo palavras de Watson.

O Genoma mudou a forma como a pesquisa em ciências biológicas é feita. Mas embora a genômica tenha melhorado o diagnóstico e tratamento em alguns casos, ainda hoje o DNA guarda muitos segredos. Ainda buscamos entender os mecanismos causadores de doenças, como a evolução ocorre no nível molecular e como nossos genes governam nosso desenvolvimento e envelhecimento.

O futurista Ray Kurzweil coloca a genética como um dos 3 conhecimentos que dominarão o mundo no futuro, junto com a nanotecnologia e a informática. As possibilidades são enormes e vão desde o diagnóstico e cura instantâneos de doenças, temas polêmicos como o melhoramento genético de nossa espécie até a fusão da genética com a eletrônica, criando-se chips que usam o DNA como memória. E o que mais? Ao que você acha que o conhecimento em genética vai nos levar no futuro?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s