European Human Genetics Conference 2013

Olá!

No período de 08 a 11 de junho, eu, a profª Dra. Flavia de Paula (minha orientadora), a profª Dra. Maria do Carmo P. Batitucci e os doutorandos Luciano Belcavello e Marcos Moraes participamos da ‘European Conference of Human Genetics’, em Paris / França. Foi um evento incrível, que reuniu pesquisadores do mundo inteiro e onde pudemos ver um pouco mais de perto como andam as pesquisas em Genética Humana por aí.

Também tivemos a oportunidade de apresentar nossos trabalhos em forma de pôster ou de resumos publicados. E nós, que trabalhamos com Osteogênese Imperfeita (Flávia, Marcos e eu), ainda tivemos a honra de conhecer o Dr. Raymond Dalgleish (foto), criador e coordenador do banco de dados que usamos como referência em nossos trabalhos. Conversamos rapidamente sobre as metodologias que utilizamos e sobre nossos resultados.

Numa visão geral pós-conferência, se me pedissem para resumir em poucas palavras o cenário atual da nossa área, eu resumiria em Next Generation Sequencing (NGS)! A meu ver, esta metodologia já se tornou a essencial; a que todo mundo usa. Inclusive, eu fui procurada por uma representante que queria conversar comigo sobre os painéis para Osteogênese Imperfeita que a empresa dela havia desenvolvido. NGS é, realmente, a metodologia principal em Genética Humana na atualidade.

Os novos equipamentos também são um evento à parte! Termocicladores com três blocos independentes, aparelhos minúsculos que fazem a quantificação de 16 amostras ao mesmo tempo em plaquinhas descartáveis, robôs imensos para manipulação de amostras, etc.

Enfim, a conferência foi uma bela oportunidade ver de perto o que está sendo feito no mundo, fazer contatos, conhecer novas metodologias e, claro, divulgar nossos trabalhos.

Aos interessados, segue o link da ‘European Society of Human Genetics’.

https://www.eshg.org/

Em 2014, a conferência será em Milão, no período de 31 de maio a 03 de junho.

European Confenrence of Human Genetics

Deixe uma resposta

