As ilhas do Espírito Santo [na pesquisa científica]

Há alguns dias recebemos um contato da Professora Marta Freire, do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), mestre em inteligência computacional, com interesse em colaborar com o NGHM na aplicação de ferramentas computacionais na pesquisa genômica.

“Recentemente, iniciei uma iniciação científica com um aluno do IFES usando algoritmos para processamento de fitas de DNA. Essa iniciação me fez perceber como estamos trabalhando em ilhas”, diz a Professora.

A integração com a computação já é realidade no cenário mundial da pesquisa em ciências biológicas, sendo comum laboratórios divididos entre cientistas das áreas biológicas e cientistas da computação. Na verdade, não se percebe divisão nenhuma, as duas áreas estão cada vez mais se fundindo.

Infelizmente, não é assim no Espírito Santo. Os grupos de pesquisa funcionam muitas vezes como ilhas, até dentro de um mesmo departamento. É urgente pensar a integração da biologia com a estatística e com a computação. A biologia está cada vez mais complexa, e a capacidade de gerar dados cada vez mais rápida. É preciso que se crie uma estrutura no Estado para trabalhar dentro dessa nova realidade.

Os projetos desenvolvidos no lab poderiam se beneficiar com ajuda da computação na análise e interpretação de dados. Sem falar nas importantes fontes de dados disponíveis publicamente que poderiam ser mais exploradas em projetos do NGHM, como o HapMap e o 1000 Genomes Project, o que não ocorre pela falta de habilidades em análise de dados.

O potencial de responder questões importantes na ciência aumenta muito quando esta une suas forças com a computação. Por isso, vamos trabalhar para implantar essas parcerias no NGHM em breve.

Não existe futuro da genética sem informática. E nós estamos prontos?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s