Curso de Verão em Genética Estatística na Esalq

Cheguei a Piracicaba no dia 02 de fevereiro. Era um domingo quente. Todos os 10 dias subsequentes seriam quentes, 40º C pra cima. E secos… não chovia há dias e a região já enfrentava uma grave seca.

Mas o campus agradável da Esalq-USP, com aquele clima de fazenda, ainda assim seria um lugar perfeito para o SISG Brazil (a versão brasileira do Summer Institute in Statistical Genetics que ocorre anualmente na University of Washington Seattle).

Com cursos instruídos por pesquisadores das melhores instituições do mundo e estudantes e profissionais também de várias partes do planeta, o evento foi um sucesso. Aprendi muito, revi amigos e encontrei muita gente interessante.

Participei de 3 módulos: Quantitative Genetics, com os professores Bruce Walsh (University of Arizona) e Guilherme Rosa (University of Wisconsin Madison); High-dimensional Omics Data e Network and Pathway Analysis of Omics Data, ambos com os professores Alison Motsinger-Reif (North Carolina State University) and Ali Shojaie (University of Washington Seattle).

O primeiro foi uma grande viagem pela genética quantitativa desde o paper de Fisher em 1918 até os dias atuais. Os outros dois apresentaram uma variedade de técnicas usadas pelos top pesquisadores do mundo para análise de dados “omics” e de redes “omics” (genômicas, proteômicas, metabolômicas…), muitas dessas ferramentas em R!

Deixo aqui meus parabéns aos organizadores, principalmente ao Dr. Augusto Garcia e seus alunos, pela iniciativa corajosa de trazer o evento ao Brasil e pela excelência na organização. O evento deve acontecer a cada 2 anos. Que venha o próximo!

Flickr do Evento

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s